Título: Ministério abre sindicância para apurar denúncia
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 25/10/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. O Ministério do Esporte anunciou ontem a abertura de sindicância para investigar a denúncia de que dois servidores da pasta teriam atuado para encobrir irregularidades envolvendo o soldado da Polícia Militar de Brasília João Dias Ferreira. Em sua última edição, a revista "Veja" transcreve gravações em que o assessor especial Fábio Hansen, que permanece no ministério, e o ex-chefe de gabinete da Secretaria Executiva Charles Rocha, que não trabalha mais na pasta, orientam João Dias a livrar-se de pendências no convênio de uma de suas ONGs com o programa Segundo Tempo.

Em nota, o Ministério do Esporte diz que o ministro Orlando Silva determinou ao secretário-executivo do ministério, Waldemar de Souza, que instale uma comissão de sindicância. O propósito é investigar acusações "de suposto envolvimento de servidores do ministério em irregularidades administrativas".

João Dias acusou Orlando de comandar um esquema de desvios no programa Segundo Tempo. O ministro nega qualquer envolvimento e chama o policial de bandido. As ONGs de João Dias, ligadas à prática de kung fu, são acusadas de desviar R$3,2 milhões do Segundo Tempo. O policial é ex-militante do PCdoB, mesmo partido do ministro, e chegou a disputar as eleições de 2006, como candidato a deputado distrital em Brasília.