Título: Bolsas sobem com comentário de Bernanke e dado de emprego nos EUA
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 03/11/2011, Economia, p. 22

Dow Jones avança 1,53% e puxa ganhos nos mercados europeus

Os mercados financeiros passaram ontem por cima da crise da zona do euro e tiveram um dia de recuperação, após dois pregões seguidos de perdas. Sem novidades sobre o referendo convocado pelo primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, na última terça-feira, investidores agarraram-se a melhores números do mercado de trabalho americano e ao comentário do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, de que vai usar ferramentas necessárias para garantir a recuperação do país.

Em Wall Street, o Dow Jones, principal índice da Bolsa de Nova York, avançou 1,53%. O Nasdaq, termômetro do setor de tecnologia, subiu 1,27%. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ficou fechada no Dia de Finados.

Os investidores foram às compras de ações após a consultoria ADP revelar que as empresas americanas contrataram 110 mil funcionários em outubro, acima das expectativas de 101 mil. Nesse clima, os mercados europeus fecharam em alta. Subiram Bolsa de Londres (1,15%), Paris (1,38%), Frankfurt (2,25%) e Milão (2,31%). Na contramão, a Bolsa de Madri recuou 0,06% afetada pelas ações de seus bancos.

No mercado americano, os ganhos foram intensificados após o Comitê Federal de Mercado (Fomc) manter os juros do país estáveis entre zero e 0,25% ao ano. O comunicado da reunião indicou que "o crescimento econômico se fortaleceu um pouco no terceiro trimestre". Pouco depois, porém, o Fed divulgou uma revisão de suas previsões de crescimento do país para baixo, em um ponto percentual, de 2011 (para a faixa de 1,6% a 1,7%) e 2012 (entre 2,5% e 2,9%).

Fed pode comprar mais ativos atrelados a hipotecas

Em entrevista coletiva, Bernanke afirmou que vai considerar a compra de mais ativos atrelados a hipotecas para fornecer apoio ao mercado imobiliário americano.

- Os problemas no setor são claramente a grande razão por que nossa economia não está se recuperando com mais rapidez - disse Bernanke.

Entre investidores, a balança do Fed pesou mais para o lado positivo ontem. As revisões de crescimento da economia não pesaram porque o mercado já tinha ajustado essas expectativas desde junho, quando o Fed fez sua previsão anterior.

- As pessoas focaram em dois comentários: a economia se firmou e o Fed está pronto para atuar - disse Mark Bronzo, gestor da Security Global Investors em New York - O fato de que eles não estejam atuando agora passa até o conforto de que a economia americana está indo OK.

Os investidores reagiram positivamente ainda aos balanços de empresas americanas. A MasterCard lucrou US$716 milhões no terceiro trimestre, 38% mais que o mesmo período de 2010. As ações da empresa subiram mais de 7% em Wall Street. Já a Time Warner lucrou 57% mais no trimestre, para US$822 milhões. O ganho foi puxado pelo sucesso do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte".