Título: Argentina quer regulamentação financeira
Autor: Alves, Cristina; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 04/11/2011, Economia, p. 26/27

Cristina alerta sobre "anarcocapitalismo" em meio à crise

CANNES, França. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, advertiu ontem para o surgimento de um "anarcocapitalismo" em decorrência da crise internacional, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa. Esse "anarcocapitalismo", segundo Cristina, precisa ser evitado por meio de uma regulamentação dos mercados financeiros globais.

Em discurso na cúpula do G-20 - que reúne as principais economias do mundo -, que termina hoje em Cannes, na França, a presidente argentina, recém-reeleita, pediu uma regulamentação dos mercados financeiros "para evitar a especulação". Cristina afirmou que a crise internacional revelou "uma espécie de anarcocapitalismo, em que ninguém controla ninguém".

Ao falar no painel sobre "Segurança alimentar, desenvolvimento e crescimento", a chefe de Estado argentina ressaltou que, "se os que lideram o mundo não dão soluções-chave em matéria financeira, quem ganha é a especulação".

- Muitas vezes, é melhor enfrentar esses interesses poderosos do que adiante enfrentar a fúria da sociedade - afirmou Cristina.

A presidente lembrou a experiência da Argentina em 2001, quando seu país passou por vários protestos contra o endividamento.

- O mundo está a tempo de mudar a atual situação, ainda que, para mudar, seja necessário tocar interesses, pequenos, mas poderosos - disse a presidente argentina. - O capitalismo é para que as pessoas consumam. O que estou propondo é voltar ao capitalismo sério.

A recente e histórica reeleição de Cristina foi alvo de brincadeiras do presidente americano, Barack Obama. Ele disse a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, que ambos deveriam aprender com ela, informou o jornal argentino "La Nación". Tanto Obama como Sarkozy vão buscar a reeleição no ano que vem.