Título: Aniversário de Lula é comemorado com pizza
Autor: Farah, Tatiana; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 29/10/2011, O País, p. 14

Festa foi no dia da queda de Orlando

SÃO PAULO. No dia em que a presidente Dilma Rousseff trocou um ministro do PCdoB por outro ministro do PCdoB, ambos ministros no governo Lula, o aniversário do ex-presidente começou e terminou em pizza. Lula recebeu amigos e aliados para festejar os 66 anos em sua casa, em São Bernardo do Campo, na primeira festa desde que deixou o governo, em janeiro. A troca de ministros não entrou nas conversas, mas tanto Orlando Silva quanto Aldo Rebelo telefonaram para felicitar o ex-presidente.

Gripada, Dilma cancelou a visita na última hora, mas mandou dois livros de presente. Um deles chama a atenção pelo título e pelo autor, "São Paulo, capital da solidão", de Roberto Pompeu de Toledo, colunista da revista "Veja", que Lula declara não ler.

Os convidados foram recebidos com pizzas montadas na hora por um pizzaiolo. O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, chegou acompanhado de Miriam Belchior (Planejamento) e de Fernando Haddad (Educação). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também apareceu, um pouco mais tarde.

Os governadores petistas Jaques Wagner, da Bahia, e Marcelo Déda, de Sergipe, chegaram juntos, seguidos pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Assessor e sócio de Lula na empresa que tem faturado milhares de reais em palestras, Paulo Okamotto contou aos jornalistas que a festa só tinha pizza.

- Estamos comemorando um aniversário, não é uma reunião para falar de política - disse Okamotto.

Assessor do Ministério da Defesa, José Genoino chegou com a mulher e o petista Sigmaringa Seixas. O ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos foi um dos primeiros a chegar.

Lula recebeu os amigos por quase cinco horas. Por volta de 1h da manhã, "convidou" as pessoas a irem embora porque já estava com sono.