Título: ONGs pedem que repasses continuem
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 29/10/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Um grupo de oito entidades enviou ontem à presidente Dilma Rousseff carta expondo preocupação com os planos do governo de suspender repasses para organizações não governamentais (ONGs). Segundo o texto, organizações sérias não podem ser punidas pelo comportamento das que são suspeitas de desviar verba pública. A carta foi assinada pela Associação Brasileira de ONGs, Cáritas Brasileira e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, entre outros.

"Nos surpreenderam notícias veiculadas pela mídia de que o governo federal estaria preparando novo decreto suspendendo todos os repasses para organizações não governamentais, a fim de proceder em determinado tempo a sua avaliação e cancelamento daqueles considerados irregulares. Tememos que a maioria das organizações sem fins lucrativos sejam penalizadas injustamente", dizem.

A carta diz que, segundo dados de 2010 do Portal da Transparência, cem mil entidades receberam verbas do governo, enquanto o noticiário cita irregularidades em menos de 30. As entidades alegam que seria injusto o corte generalizado de verbas e sugerem a criação de uma força tarefa para avaliar a qualidade dos convênios, sem suspender repasses.