Título: Com gripe, Dilma altera agenda e não participa de festa para Lula
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/10/2011, O País, p. 13

Presidente se recupera para poder ir a debate do G-20 na França

BRASÍLIA. Pela segunda vez neste primeiro ano de governo, a presidente Dilma Rousseff se viu obrigada a alterar sua agenda de trabalho por questões de saúde. Com forte gripe, ela cancelou ontem a participação na abertura da Feira do Livro, hoje em Porto Alegre. Também desistiu de ir à comemoração do aniversário do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo (SP), ontem à noite.

Segundo assessores do governo, a presidente está bastante gripada e preferiu se poupar para a viagem da próxima semana, a Cannes (França), onde participará dos debates sobre a crise internacional, no G-20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes), dias 3 e 4 de novembro. A gripe deixou a presidente mais cuidadosa e até apreensiva com uma nova pneumonia. Anteontem, Dilma estava com uma fisionomia abatida, nos três eventos em que participou.

Entre o fim de abril e as primeiras semanas de maio, Dilma teve uma forte gripe, seguida de pneumonia, que provocaram uma drástica mudança na sua rotina. A presidente ficava no Palácio da Alvorada, quase sem compromissos oficiais, e raramente aparecia no Planalto. Os médicos que atenderam a presidente no Hospital Sírio-Libanês, no dia 1º de maio, em São Paulo, recomendaram repouso para que ela se recuperasse da pneumonia. Quando já estava bem melhor, Dilma foi à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador, no fim de maio.