Título: Classe artística participa de evento e defende mais seriedade no debate
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 11/11/2011, Economia, p. 25

Apresentadora Xuxa diz que proposta é um "assalto dentro de casa"

Bruno Rosa, Liana Melo, Henrique Gomes Batista, Ramona Ordoñez e Fabiana Ribeiro

Ao lado de anônimos e políticos, a classe artística também marcou presença ontem na manifestação no Centro do Rio. O elenco contou com atores, cantores, diretores e humoristas. Todos assistiram às apresentações musicais em um espaço reservado na Câmara Municipal, na Cinelândia. A atriz Fernanda Montenegro leu um manifesto em defesa do Rio (ao lado).

A apresentadora de TV Xuxa Meneghel, que também participou da passeata no ano passado, deixou a doçura de lado ao classificar a atual proposta de redivisão dos recursos de "assalto":

- Você gosta de ser roubado, assaltado, dentro de casa? Não, né? Essa é a importância de a gente brigar para não ser assaltado dentro de casa. Ninguém quer isso. A gente quer Justiça, sempre. Que se faça Justiça.

O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira explicou porque decidiu participar da manifestação contra a redivisão dos royalties:

- O estado já sofreu muito no passado e não é justo que agora, quando começa a melhorar, venham retirar recursos do Rio.

Para Carla Camurati, legislação é mal feita

A presidente do Theatro Municipal, Carla Camurati, afirmou que a legislação é malfeita e a sociedade civil acaba arcando com o prejuízo.

- O evento é muito importante. Acho que essa quebra do pacto federativo é algo muito delicado, e o Rio tem que se posicionar com firmeza para quando o assunto for realmente rediscutido. E isso tem que ser feito direito. A gente só acumula problemas para a sociedade civil. Há uma legislação malfeita, esse é o problema. O evento representa o apoio da sociedade civil aos políticos - afirmou Carla.

Na Cinelândia, onde foi armado um palco para a apresentação de artistas, um telão mostrou o depoimento de famosos, como a cantora Alcione, os cantores Caetano Veloso, Seu Jorge e Léo Jaime. Todos lembraram que o dinheiro dos royalties do petróleo vai para educação, saúde e infraestrutura. Eles ressaltaram ainda o fato de o Rio sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A atriz Cissa Guimarães foi a mestre de cerimônias.

A atriz Ingrid Guimarães disse que, apesar de ter nascido em Goiânia, mora no Rio há 20 anos. A atriz Mônica Martelli lembrou que, quando era adolescente e morava em Macaé, no Norte Fluminense, veio ao Rio de caravana com sua mãe para participar de uma campanha em defesa dos royalties. O evento contou com shows de Thalma de Freitas e Lulu Santos, entre outros.

Também apoiaram a manifestação o músico Ivo Meirelles, a atriz Maria Paula, o ator Marcelo Novaes, a cantora Fernanda Abreu, o ator Marcos Frota e parte dos humoristas do "Casseta & Planeta", da TV Globo, e "Pânico na TV", da Rede TV!.