Título: Caravanas do interior lotam 650 ônibus, mas trânsito no Centro funciona bem
Autor: Bastos, Isabela
Fonte: O Globo, 11/11/2011, Economia, p. 24

Já quem saiu mais cedo para outras partes da cidade enfrentou retenções

A passeata "Contra a injustiça - em defesa do Rio" mobilizou milhares de moradores do Norte Fluminense e de outros municípios do interior do estado, que lotaram 650 ônibus rumo ao Centro do Rio. Apesar da grande quantidade de coletivos chegando à cidade pela Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Ponte Rio-Niterói, o trânsito em ruas e avenidas na região funcionou bem durante a manifestação. Segundo o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, o órgão se planejou para receber até mil ônibus. Mas não foi necessário utilizar todas as áreas de estacionamento criados na zona portuária e na Cidade Nova.

Para evitar transtornos no Centro, as caravanas paravam em São Cristóvão e Benfica, de onde batedores da CET-Rio orientaram o deslocamento dos coletivos até a Avenida Presidente Vargas. Ali, um trecho da pista lateral, entre as avenidas Passos e Rio Branco, foi fechado para o desembarque dos manifestantes. E os ônibus seguiam então para os estacionamentos.

Um grupo de quatro jovens de Guapimirim estava entre os manifestantes da cidade serrana. Com perucas multicoloridas, os rapazes mantinham o humor nas cabeleiras, apesar do tom do discurso ser sério:

- Viemos brigar pelo dinheiro do Rio. Não podemos perder os royalties do petróleo - esbravejava Paulo Renato Silva, um dos quatro jovens.

Nas barcas, movimento aumentou 22%

Apesar das interdições, o tráfego fluiu sem muitos problemas. Desviado pela Avenida Passos, o fluxo de veículos que descia a Presidente Vargas no sentido Candelária ficou congestionado só por volta das 14h. Nas demais pistas da avenida, o trânsito seguiu livre. O motorista também não encontrou dificuldades nas Avenidas Chile, Primeiro de Março, Antonio Carlos e Rodrigues Alves durante a manifestação.

Já quem saía do Centro para outras partes da cidade ou mesmo para Niterói ou São Gonçalo, enfrentou pontos de engarrafamento. Na chegada à Barra da Tijuca pela Avenida Ayrton Senna, o engarrafamento do fim de tarde começou duas horas mais cedo. Segundo o Centro de Operações Rio, o mesmo aconteceu na Auto-estrada Lagoa-Barra. Os elevados da Perimetral, Paulo de Frontin e 31 de Março também registraram congestionamentos no meio da tarde. Na ponte, a retenção no sentido Niterói começava no vão central.

O movimento também foi grande na estação de metrô e de trens da Central do Brasil, onde muitos trabalhadores aproveitam o resto da tarde para ir mais cedo para casa. Já a Barcas S.A informou ter registrado aumento no número de passageiros no rush da manhã, quando cerca de 31 mil pessoas cruzaram a baía para o Rio, movimento 22% acima da média do período.

À noite, as áreas criadas para estacionamento foram esvaziados até as 20h, segundo a CET-Rio. Os veículos foram enfileirados nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco para que os passageiros embarcassem. Segundo o órgão, não foram registradas retenções na região.

Se o trânsito funcionou, o mesmo não se pode dizer do ordenamento urbano. Centenas de camelôs aproveitaram para faturar, vendendo bebidas, alimentos, roupas, óculos e vários produtos. Na Rua Buenos Aires, área de vigilância redobrada da Unidade de Ordem Pública do Centro, vendia-se até caipirinha.