Título: Uma solenidade para três mil pessoas
Autor: Verdini, Liana; Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 31/08/2009, Política, p. 3

Lula e Dilma estarão à frente da cerimônia de hoje. Oposição critica ¿oba-oba¿

Dilma ao chegar na manhã de ontem ao Centro Cultural Banco do Brasil para reunião com Lobão

O lançamento do marco regulatório do pré-sal, na tarde de hoje, segue roteiro semelhante ao anúncio, no passado, de programas de peso do governo federal. A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas, entre ministros, governadores, parlamentares e outros convidados, participem do evento, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Antes do anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende detalhar os projetos que serão enviados ao Congresso Nacional sobre o tema em reunião ministerial e num encontro com o Conselho Político, ambos pela manhã.

No início do segundo mandato do petista, em janeiro de 2007, o debate sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ganhou pompa semelhante. A apresentação do PAC, cujo intuito é estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) por meio de investimentos na economia, ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, agora em reforma, e contou com a presença de quase todos os 34 ministros. A lista de autoridades registrou ainda 23 governadores, além de presidentes e líderes de 11 partidos. Foi o suficiente para o anúncio do PAC ter a maior concentração de políticos desde o primeiro mandato de Lula.

Na ocasião, após longa apresentação do ministro Guido Mantega (Fazenda), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, detalhou por mais de uma hora as medidas a serem adotadas pelo programa. A ¿mãe do PAC¿, aliás, também marcará presença hoje. Dilma, ao lado do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, liderou a comissão interministerial responsável pela elaboração do marco regulatório.

O lançamento do pré-sal, no entanto, não é o primeiro grande anúncio deste ano. Em março, Lula lançou o pacote habitacional Minha Casa Minha Vida, que planeja construir 1 milhão de residências em todo o país. Apesar da relevância do programa, o anúncio não recebeu a atenção esperada. Os prefeitos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo não compareceram à solenidade, realizada no Itamaraty, e apenas 10 governadores participaram do evento.

Campanha A solenidade foi criticada pela oposição, que acusou o governo de ter feito campanha antecipada. O discurso, agora, também se repete. Em nota publicada ontem, PSDB, DEM e PPS afirmaram que o lançamento do marco regulatório do pré-sal será em clima de ¿oba-oba¿. ¿Os partidos de Oposição, PSDB, DEM e PPS, não vão permitir que o pré-sal seja transformado em bandeira eleitoral, nem que venha favorecer a grupos partidários que transformam o Estado brasileiro em extensão dos seus interesses¿, diz o texto, assinado pelos presidentes das legendas.