Título: Comissão de orçamento propõe negociar aumento real para todos os aposentados
Autor:
Fonte: O Globo, 10/11/2011, O País, p. 12

Para quem ganha acima do salário mínimo, governo só quer repor a inflação

BRASÍLIA. Num recado ao governo, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso decidiu ontem reforçar no parecer preliminar do relator da proposta orçamentária para 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a possibilidade de aumento real (acima da inflação), em janeiro, para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. O texto acertado ontem mencionará que aposentados têm direito a ganho real em 2012, sem apontar índices, dependendo de acordo entre governo e centrais sindicais. O governo só quer repor a inflação.

Na prática, a mudança no texto não garante aumento, mas sinaliza a política do Congresso para o tema. A decisão de reforçar o texto de Chinaglia foi tomada pelos líderes dos partidos na CMO e anunciada na sessão da comissão diante de uma plateia de aposentados. O relatório de Chinaglia, que deve ser votado hoje, previa que se poderia, no futuro, alocar recursos para rever benefícios previdenciários.

A área econômica do governo insiste em conceder apenas a reposição da inflação - 5,8% - para quem ganha acima do salário mínimo. Os aposentados pedem reajuste total de 11,7%. Esse reajuste poderá custar entre R$8 bilhões e R$11 bilhões, segundo a CMO. Cerca de nove milhões de aposentados ganham acima do mínimo. Em 2012, o salário mínimo deverá ter reajuste de 13% a 14%. A nova redação deve ser aprovada hoje.