Título: FMI diz que economia está em fase perigosa
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2011, Economia, p. 21

Para diretora-gerente do Fundo, há riscos e um panorama obscuro

MOSCOU. A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu à zona do euro que intensifique seus esforços para superar os problemas causados pela crise da dívida e afirmou que a economia global enfrenta riscos crescentes de desaceleração.

- A economia em geral está em uma fase perigosa e incerta - afirmou a francesa. - Há claramente um panorama mais obscuro e riscos.

As afirmações da diretora-gerente foram feitas em discurso para estudantes durante sua primeira visita a Moscou desde que assumiu a chefia do FMI.

Na capital russa, Lagarde reuniu-se com o ministro de Finanças em exercício, Anton Siluanov, para discutir o aumento da contribuição do país ao FMI.

A Rússia tem o objetivo de aumentar seu poder entre os países-membros do FMI. Para isso, afirmou ontem que as grandes economias emergentes estão prontas para fornecer ajuda financeira à zona do euro por meio do Fundo, embora queiram compromissos de reforma em troca, disse ontem o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov.

Os Brics "estão prontos para participar de esforços conjuntos, incluindo o fornecimento de crédito, sob aquelas regras e canais que existem no FMI", disse Lavrov em entrevista coletiva em Moscou.

Os comentários de Lavrov reforçaram a posição conjunta sobre a gestão da crise da zona euro adotada pelo grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul na cúpula do G-20 na semana passada.