Título: Palanque sem agressões
Autor: Nogueira, Josué
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2009, Política, p. 3

Em visita a Pernambuco, governador de Minas Gerais, Aécio Neves, adota discurso cauteloso ao criticar Lula e reafirma que segue no PSDB, mesmo se não for escolhido como candidato ao Planalto

Aécio Neves, entre Gabeira, à esquerda, e Guerra, durante almoço em Recife: agenda política no Nordeste

Recife ¿ Em uma visita assumidamente política a Pernambuco, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), adotou ontem um discurso cauteloso em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na terra natal do presidente da República, Aécio evitou desferir ataques incisivos ao Palácio do Planalto. Defendeu que o PSDB apresente propostas para o ¿pós-Lula¿ e fuja da imagem de ¿anti-Lula¿. Pré-candidato à sucessão do petista, Aécio fez questão de afirmar que ¿é o primeiro¿ a reconhecer que o presidente tem todos os méritos por ter dado continuidade aos programas sociais iniciados na gestão do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).

No entanto, o governador mineiro não deixou de apontar falhas na atual gestão, embora tenha sido criterioso nas críticas. Disse acreditar que os tucanos têm um projeto melhor do que o atual e ressaltou que, por mais que se reconheça as virtudes do governo Lula, houve também ações que vão gerar, para o próximo gestor, uma ¿herança perversa¿. ¿Há um absurdo aparelhamento da máquina pública, acompanhado da ineficiência. É uma combinação perversa que dá nós no país. É preciso profissionalizar a máquina¿, argumentou. ¿Nos últimos seis anos, o PIB cresceu cerca de 28%, enquanto os gastos do governo cresceram 80%¿, completou.

Serra Aécio voltou a afirmar que, caso não seja o nome escolhido pelo PSDB para disputar a Presidência em 2010, estará ao lado do governador de São Paulo, José Serra ¿ outro tucano a pleitear a cabeça da chapa. Ele deixou claro, porém, que tem perfil diferente do tucano paulista e que, por isso mesmo, observa que sua candidatura poderia representar a construção de um novo caminho. ¿Tenho recebido de lideranças de todos os partidos, fora PCdoB e PT, acenos para a construção dessa `nova convergência¿¿, disse, acrescentando que, se couber a ele a candidatura, convocará aliados e adversários para que as reformas política, previdenciária e tributária sejam feitas.

Na agenda cumprida em Pernambuco, Aécio Neves, sempre acompanhado pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), almoçou com políticos do DEM, PPS, PV e PMDB. O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que estava em Recife para outro compromisso, encontrou-se com Aécio durante o almoço, que reuniu cerca de 50 pessoas.