Título: Vou de metrô, é mais rápido
Autor:
Fonte: O Globo, 12/11/2011, O País, p. 12

Ministro troca carro oficial por transporte público para evitar caos no trânsito

SÃO PAULO. Diante do caótico trânsito na capital paulistana, até mesmo autoridades de alto escalão do governo federal e empresários optam por usar o metrô para não perder tempo. Com carro oficial e motorista à disposição, o ministro Paulo Bernardo (Comunicação) sacou ontem do bolso um Bilhete Único para se deslocar de metrô depois de participar da cerimônia de posse do médico Roberto Kalil como diretor de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Após a cerimônia, Paulo Bernardo seguiu para a entrada da estação Clínicas, ao lado da chefe do escritório da Presidência na cidade, Rose Noronha, que foi quem o aconselhou a usar o metrô para chegar a tempo a um compromisso que teria em poucos minutos.

- Claro que vou de metrô. É muito mais rápido por aqui - disse o ministro, que ganhou o bilhete da própria funcionária da Presidência.

O trajeto entre as estações Clínicas e Consolação, onde fica a sede da Presidência, dura cerca de cinco minutos. De carro, ainda mais numa sexta-feira, com o agravante de ser uma véspera de feriadão, pode-se levar até meia hora para percorrer o mesmo trecho.

Menos de um minuto depois de o ministro usar seu bilhete, quem atravessou a catraca foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Enquanto o ministro desceria na estação seguinte, Consolação, Skaf levaria mais alguns minutos para chegar à Estação Trianon Masp, onde fica a sede da Fiesp.

Nenhum dos dois usou aparato de segurança particular. Skaf estava acompanhado apenas de uma assessora. (Flávio Freire)