Título: Mulheres são maioria entre emigrantes
Autor: Ribeiro, Fabiana; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 17/11/2011, O País, p. 10
SP e Minas são os estados que mais mandam brasileiros para o exterior
SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. Meio milhão de brasileiros vive no exterior e, de cada cinco emigrantes, um teve como origem o estado de São Paulo. Essa é a estimativa divulgada ontem pelo Censo 2010, que identificou 491.645 brasileiros vivendo em 193 outros países.
É a primeira vez em que o IBGE contabiliza esse dado no Censo, permitindo traçar um perfil dos emigrantes. Mas o instituto admite que o registro pode estar subnotificado; o Ministério das Relações Exteriores estima os emigrantes entre dois milhões e 2,7 milhões, e o Ministério da Justiça, em dois milhões.
A maioria desses emigrantes, cerca de 60%, tem entre 20 e 34 anos de idade. Em todas as faixas etárias, as mulheres são maioria, somando 53,8%. São Paulo, maior emissor de brasileiros ao exterior, responde por 21,6% dessa população e é seguido por Minas Gerais (16,8%). O Rio fica na quinta posição, com 7,1%. Mas, em termos proporcionais, o ranking começa com Goiás, com 5,92 emigrantes para cada mil habitantes, seguido por Rondônia (4,98), Espírito Santo (4,71) e Paraná (4,39).
Seis nações abrigam 70% dos emigrantes brasileiros. Os Estados Unidos são o destino preferido de 23,8% desses emigrantes, seguido por Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%), Itália (7%) e Inglaterra (6,2%).
O IBGE apontou dois motivos para a subnumeração dos emigrantes. O primeiro, a existência de famílias inteiras que emigraram e, assim, não tiveram um parente a ser entrevistado. A outra é a emigração mais antiga, que acaba não sendo mencionada.
Para Claudio Salvadori Dedecca, professor titular de Economia da Unicamp, os dados do Censo estão mais próximos da realidade e mostram que a emigração no Brasil não é tão forte.
Líder do ranking por número de brasileiros no exterior, a cidade de São Paulo tem 36 mil emigrantes e é seguida por Rio (20,2 mil) e Belo Horizonte (13,8 mil). Mas, em número proporcionais ao tamanho da população, são pequenas cidades de Minas que encabeçam a lista. Os dez municípios que proporcionalmente mais exportam brasileiros ficam a menos de cem quilômetros de Governador Valadares: os dados do Censo 2010 confirmam a fama em torno da cidade. Quase um em cada dez habitantes da pequena Sobrália, a 62 quilômetros de Valadares e que lidera a lista, vive oficialmente fora do país.
Recepcionista em um hotel no balneário de Cape Cod, em Massachusetts, nos Estados Unidos, Terezinha Medeiros, 60 anos, de Governador Valadares, passa todos os anos pelo menos três meses no Brasil, durante o verão brasileiro. Dois de seus três filhos têm cidadania americana.
- Fui para os EUA pela primeira vez há mais de 20 anos. Agora o custo de vida lá é muito alto, e a situação ficou instável - diz Terezinha, que já pensa em retornar de vez para casa.