Título: Aliados e oposição defendem saída de ministro
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 18/11/2011, O País, p. 9

Elogios ao depoimento de Lupi não mudam avaliação de que a entrega do cargo é a melhor solução para pedetista

BRASÍLIA. Até os senadores pedetistas Pedro Taques (MT) e Cristovam Buarque (DF), que compareceram ontem à audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para defender a saída de Carlos Lupi do Ministério do Trabalho, acabaram concordando que ele se saiu bem em seu novo depoimento no Congresso - embora deixando muitas perguntas sem respostas. Poucos governistas apareceram para defender Lupi, e a oposição continua insistindo que ele perdeu as condições de permanecer no cargo e cobram sua saída imediata.

- Defendi (a saída de Lupi) na Executiva Nacional, pessoalmente e aqui (no Senado). Acho que o caminho é esse. Mas o ministro saiu-se bem e esclareceu os fatos na visão dele, de maneira tranquila - admitiu Taques, que não mudou de opinião, no entanto, sobre a necessidade de afastamento do ministro, já manifestada desde o início da crise: - Politicamente, não temos mais condições de estar nesse ministério. Os fatos são graves.

Para oposição, permanência de Lupi acaba com a faxina

O líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), ironizou a avaliação feita pelos pedetistas sobre o desempenho de Lupi. Na sua opinião, a presidente Dilma Rousseff não tem outra alternativa a não ser demitir o ministro:

- O ministrou saiu-se tão bem que eles pediram a cabeça dele durante o depoimento. Se ele permanecer no cargo, fica claro que a faxina da presidente Dilma (Rousseff) acabou.

No Twitter, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), engrossou o coro da oposição, acusando o ministro Lupi de ter faltado com respeito ao país: "Após o depoimento do ministro Carlos Lupi, fica a certeza de que ele faltou com respeito ao país ao depor semana passada na Câmara... Mentiu à nação e hoje disse que a "memória às vezes falha". Essa postura não condiz com um ministro de Estado", escreveu.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), um dos poucos petistas que apareceram no depoimento de Lupi, admitiu que os "lapsos de memória" do ministro andaram desgastando a imagem do governo Dilma. Suplicy evitou, no entanto, defender o afastamento do ministro:

- Pelo menos, agora, ele reconheceu o engano - limitou-se a comentar Suplicy, referindo-se às novas declarações do ministro confirmando não só conhecer o empresário Adair Meira, como também ter viajado em um avião particular durante sua visita ao Maranhão, em dezembro de 2009.

Mesmo convencidos de que Lupi se saiu melhor no depoimento de ontem, alguns senadores do PDT que participaram do depoimento preferem não fazer apostas sobre o futuro do ministro.

- Foi um dia positivo para ele (Lupi) - limitou-se a dizer o líder do partido no Senado, Acir Gurgacz (RO).

- Lupi saiu-se melhor do que eu próprio imaginava. A oposição foi mais comedida e o ministro mostrou um estilo mais cordato - emendou o senador Cristovam.