Título: Perto das câmeras, longe dos repórteres
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 18/11/2011, O País, p. 4

Dilma mantém jornalistas isolados e evita falar de Lupi

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff está determinada a estabelecer um novo tipo de relação diária com a imprensa, evitando abordagens dos repórteres em eventos públicos. Em solenidade ontem no Palácio do Planalto, para evitar que os repórteres fizessem perguntas sobre o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a Secretaria de Imprensa da Presidência inovou na criação de barreiras: em vez de pôr uma corda separando os jornalistas do local onde Dilma e outros ministros passam, como é comum, foram colocadas várias fileiras de cadeiras ocupadas, isolando os jornalistas no centro. Assim, o grupo não podia se locomover no Salão Nobre, onde ocorria a cerimônia.

No evento para lançamento do programa Viver sem Limite: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os jornalistas ficaram isolados e não puderam ver a solenidade. Diante do tablado onde Dilma e alguns ministros estavam, a Secretaria de Imprensa instalou um praticável para deixar fotógrafos e cinegrafistas de frente para ela. A única visão dos repórteres, contudo, eram as costas e as pernas dos fotógrafos e cinegrafistas.

Por isso, não conseguiram ver o vídeo institucional apresentado na cerimônia, nem o rosto de Dilma, quando ela discursava e se emocionou, nem tampouco as filhas do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) citadas por ela.

No fim do evento, Dilma saiu por trás de um painel e, em vez de subir a rampa que dá acesso ao terceiro andar, onde fica seu gabinete, tomou o elevador, escapando, mais uma vez, dos repórteres. Atuação idêntica teve a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que tem como tarefa tratar dos assuntos políticos do governo. Ao se deparar com um repórter, que começou a perguntar sobre o depoimento de Lupi, Ideli parou de sorrir e virou as costas. Dilma vem mantendo silêncio público sobre a situação de Lupi. Semana passada, quando deu entrevista coletiva no Palácio, disse que não falaria da declaração do ministro, que a desafiara ao dizer que não seria demitido.