Título: Um mercado de constrastes
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 01/11/2011, Economia, p. 21

Bovespa fecha outubro com alta de 11,4%, a maior do mundo, e dólar tem a maior queda frente ao real: 9,4%

Do setembro negro, quando registrou seu maior tombo neste ano, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) viveu outubro num céu de brigadeiro e acumulou seu melhor desempenho mensal em dois anos e meio. O Ibovespa, índice de referência do mercado, avançou 11,49% no mês, para 58.338 pontos ontem, após seis meses consecutivos de perdas. Em dólares, o mercado brasileiro subiu 20,69% e teve o melhor desempenho do mundo. Os investidores estrangeiros foram os responsáveis por isso, ao voltarem a comprar ações em peso no país, embalados pelo acordo entre líderes europeus sobre o plano de socorro a países endividados da região. Com o clima de otimismo, o dólar comercial foi deixado de lado e recuou a R$1,704 ontem, num tombo de 9,46% no mês, a maior desvalorização entre as principais moeda no mundo.

- O mercado brasileiro viveu nesses dois últimos meses movimentos exagerados e opostos, entre oito e 80. Isso pode ser explicado não apenas porque investidores têm facilidade de comprar e vender no país, mais do que em outros emergentes. Mas também porque os preços aqui oscilam muito em função dos preços das commodities (matérias-primas) e existe ainda a euforia da Copa e Olimpíadas - explica Rogério Freitas, sócio e gestor da Teórica Investimentos.

Com o forte desempenho do Ibovespa em outubro, os fundos de investimento que buscam acompanhar o desempenho do índice foram a melhor aplicação financeira do mês, com um avanço de 9,03% até o dia 26, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Isso não acontecia desde agosto de 2009. No ano, porém esses fundos ainda acumulam uma baixa de 16,01%.

- Para quem comprou ações nos últimos meses e está com ganho, o melhor é vender o papéis progressivamente. O cenário para frente ainda é muito incerto. Embora as ações tenham sido a melhor aplicação de outubro, é importante lembrar que o Ibovespa ainda cai 15,82% no ano - avalia Fabio Colombo, administrador de investimentos.

Segundo especialistas, o acordo que permitiu o perdão de metade da dívida da Grécia e a ampliação do fundo de socorro europeu (de 440 bilhões para cerca de 1 trilhão puxou uma forte alta do preço das matérias-primas em outubro, principalmente de petróleo e commodities metálicas. E isso ajudou aplicações em ações de empresas de matérias-primas. Os trabalhadores que aplicaram parte do dinheiro do FGTS em ações da Vale viu seu dinheiro valorizar-se 4,63% no mês. Já o FGTS-Petrobras acumulou um ganho de 4,30% em outubro.

Fundos de renda fixa rendem menos

Os fundos cambiais, que haviam sido a melhor aplicação em setembro, derreteram 5,80% no mês que terminou ontem. No ano, porém ainda registram um ganho acumulado de 8,55%, um dos melhores desempenhos. Segundo Wolfgang Walter, da presidente da Global Hedging, a queda do dólar comercial em outubro ocorreu no mundo inteiro.

- Os investidores de diferentes lugares venderam seus dólares e foram aplicar em mercados de maior risco, que oferecem um melhor retorno, como o Brasil. E, por isso, as commodities se valorizaram tanto. Para a frente, o câmbio segue uma incógnita. Eu acredito que o dólar pode voltar a subir fortemente - avalia o executivo.

Os investimentos em renda fixa, por outro lado, ficam cada vez menos atraentes. No mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) cortou em mais 0,5 ponto percentual os juros básicos brasileiros (Selic), para 11,50% ao ano. Os fundos de renda fixa (prefixados) tiveram assim uma rentabilidade de 0,80% e os DI (pós-fixados), de 0,77%, ambos menores do que em setembro.

Os fundos multimercados multiestratégia (que podem investir em ações, câmbio e renda fixa, por exemplo) renderam 1,23% no mês. Especialistas lembram que metade desses ganhos foi corroída pela inflação. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas, foi de 0,53% em outubro.

Em NY , o melhor mês em 20 anos

Ontem, o Ibovespa fechou em queda de 1,97%, aos 58.338 pontos, num dia de quedas nas bolsas de todo o mundo. No câmbio, a moeda americana recuou 1,19%, a R$1,704. O pessimismo no último dia do mês foi provocado pela insegurança em relação à crise na Europa e pela intervenção do governo japonês no mercado de câmbio. O Japão vendeu ienes pela segunda vez em menos de três meses ontem, depois de a moeda atingir novo recorde de alta ante o dólar. O país disse ter feito uma intervenção para conter movimentos especulativos que estão prejudicando a economia. Em Wall Street, o Dow Jones caiu 2,26% e o Nasdaq, 1,93%. No mês, o Dow teve o melhor desempenho desde outubro de 2002, o S&P, desde dezembro de 1991 e o Nasdaq, setembro de 2010.

- As bolsas vêm de altas expressivas neste mês e é quase irresistível para investidores embolsarem uma parte dos lucros - disse André Perfeito, da Gradual Investimentos.

COLABOROU:Vinicius Neder