Título: Dilma confia em recuperação plena
Autor: Ribeiro, Marcelle; Farah,Tatiana
Fonte: O Globo, 01/11/2011, O País, p. 11
Presidente visita Lula no hospital e aposta que ele vai desfilar no carnaval
SÃO PAULO. Depois de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff deixou o hospital Sítio-Libanês se dizendo segura de que o petista sairá com saúde do tratamento para poder desfilar no carnaval, como homenageado da escola de samba Gaviões da Fiel, do Corinthians, seu time do coração. Segundo a presidente, Lula está mais preocupado com a reunião do G-20, da qual Dilma participa esta semana, do que em falar sobre seu tratamento contra o câncer de laringe. Dilma disse acreditar que Lula superará o tratamento com mais facilidade do que ela.
- Saio muito contente porque o achei muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que tem. Aquela energia que ao mesmo tempo é uma combinação de força do organismo dele e também da extrema energia que sai da bondade, da alegria de viver que ele tem. Saio daqui certa de que nós vamos ver, em janeiro, o presidente desfilando na Gaviões da Fiel - disse Dilma.
A presidente narrou detalhes da conversa com Lula:
- A gente conversou sobre muita coisa. Eu dei poucas dicas porque o presidente Lula estava bem mais interessado em discutir o G-20, por exemplo. Em discutir como está o desempenho dos países da zona do euro, como a crise está ocorrendo, como é a forma de superação. Muito empenhado em uma questão importante que é o fato de que não há registro na História de soluções para uma crise sem que concomitantemente você tenha crescimento.
Segundo Dilma, Lula não reclamou de nada sobre a doença, mas queixou-se de uma reportagem que viu na TV sobre irregularidades no programa Minha Casa Minha Vida:
- Ele reclamou disso. Reclamou que é um absurdo, porque (o programa) tem um milhão de contratos e o pessoal trata como uma catástrofe, com três contratos que estão sendo mal utilizados por algumas pessoas.
Dilma disse considerar que Lula é forte e uma pessoa que "olha para fora":
- Cada organismo reage de um jeito. Eu sofri muito na minha quimioterapia. Uma coisa muito chata. Mas tenho certeza de que o presidente Lula tem uma capacidade de superar dificuldades muito grande - disse ela, que completou: - O presidente é uma pessoa que olha para fora. Ele não fica triste, olhando para dentro. Ele olha para o mundo, ele olha para a vida. E é para isso que ele dá importância.