Título: Brasil e Peru combatem crime organizado
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 01/11/2011, O País, p. 10

Cooperação é para enfrentar narcotráfico e delitos cibernéticos

BRASÍLIA. Os governos do Brasil e do Peru vão intensificar o combate ao narcotráfico e ao crime organizado. Em um encontro realizado ontem, os ministros das Relações Exteriores dos dois países, Antonio Patriota e Rafael Roncagliolo, assinaram seis acordos de cooperação. Em um deles, o Brasil vai prestar cooperação para fortalecer a Polícia Nacional do Peru. A intenção é auxiliar no enfrentamento ao crime organizado, à lavagem de dinheiro, ao tráfico de drogas, a delitos cibernéticos, ao controle de insumos usados na fabricação de drogas e ao tráfico de pessoas.

- Há interesse grande do Peru em relação aos programas sociais do Brasil. Falamos também sobre narcotráfico. Vamos assumir plenamente nossa responsabilidade no estabelecimento de estratégias que tenham resultado efetivo. O Peru também está muito comprometido com essa agenda - disse o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, após o encontro, no Itamaraty.

Os dois países também selaram acordos em Vigilância Sanitária e no combate ao trabalho infantil. Além disso, o Brasil dará apoio técnico à implementação da TV digital no Peru. O Brasil também prestará apoio a dois ministérios peruanos: o da Mulher e Desenvolvimento Social e o de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Antonio Patriota disse que o comércio entre os dois países aumentou 30% em relação ao ano passado, alcançando R$3 bilhões nos dois sentidos. Brasil e Peru são parceiros em mineração, infraestrutura, e produção e distribuição de petróleo e gás.

Roncagliolo aproveitou a visita para agradecer a solidariedade e apoio do Brasil ao Peru depois do terremoto que atingiu o país andino há três dias. O chanceler disse que o governo de seu país está realizando um levantamento completo da situação e, em seguida, deve pedir ajuda aos países vizinhos - ao Brasil, inclusive. No encontro, os dois ministros marcaram para 2012 uma visita da presidente Dilma Rousseff ao Peru.