Título: Em MG, verba para aliado
Autor: Carvalho, Jailton de; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 15/11/2011, O País, p. 4

Pedetista é próximo de dono da ONG

BELO HORIZONTE. O Ministério do Trabalho assinou convênio de R$2 milhões com a Fundação Educacional Minas Gerais, que pertence ao ex-deputado Ruy Muniz (DEM), aliado do presidente do PDT em Montes Claros (MG), Carlos Pimenta, atual secretário estadual de Trabalho em Minas. O convênio com o ministério, comandado pelo pedetista Carlos Lupi, foi assinado no início de 2010. Nessa época, Pimenta e Muniz acertavam detalhes para uma dobradinha na campanha eleitoral do ano passado: Pimenta para deputado estadual e Muniz para deputado federal.

A parceria se desfez no meio de 2010, quando o convênio já estava em curso, e Muniz decidiu lançar sua mulher para a vaga de deputado estadual. A Fundação Educacional tem sede em Belo Horizonte, mas afirma ter realizado 1,3 mil cursos profissionalizantes em 15 cidades do Norte do estado. O convênio é o terceiro maior realizado em Minas com uma entidade privada. O Ministério do Trabalho nega haver distinção de partidos na escolha de entidades para convênios.

O presidente da Fundação Educacional é Thiago Muniz, filho de Ruy, que diz já ter executado o objeto do convênio, mesmo sem ter recebido todas as parcelas. Segundo o Portal da Transparência, já foi liberado R$1,2 milhão. A prestação de contas ainda deve ser enviada para análise. Ao receber recursos do convênio, a fundação subcontratou uma ONG também ligada ao grupo de Muniz para executar o serviço: a Associação Comunitária Cultura de Montes Claros (Acomoc), gestora de uma rádio comunitária na cidade. Thiago Muniz negou ingerência política na escolha da fundação, mesma alegação do secretário de Trabalho de Minas.