Título: Bancos escondem gratuidade
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2009, Economia, p. 19

Instituições não informam corretamente os serviços disponíveis que não são cobrados

Correntistas em agências: Idec constata que benefício da padronização das tarifas bancárias foi parcial

Por conveniência, os bancos ignoram e não informam aos correntistas os serviços esseciais gratuitos como fornecimento de extrato consolidado, compensação de cheques e autorização para quatro saques gratuitos em caixas eletrônicos. Essa foi uma das principais constatações de pesquisa concluída esta semana pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e fornecida com exclusividade ao Correio. De acordo com o levantamento, as instituições financeiras aproveitam o hábito do brasileiro de não gerenciar a conta corrente para manter as receitas em alta, empurrando serviços e produtos com tarifas caras.

Nessa pesquisa, os dez maiores bancos do país foram avaliados no quesito conta essencial, que possui produtos gratuitos. Esse serviço só é oferecido quando o cliente pede. Ainda assim, o Idec constatou falhas no atendimento: falta de conhecimento dos funcionários dos bancos sobre a existência do pacote gratuito; restrições para realizar as operações e deficiência no comprovante de solicitação do serviço. ¿O problema é que os bancos não têm interesse em divulgar os serviços essenciais, porque isso diminui a receita deles¿, afirma a economista do Idec, Ione Amorim.

Prova

Para testar se há má vontade dos bancos em tornar acessíveis as informações sobre os itens gratuitos, o instituto tentou fazer, em algumas agências, a conversão de contas correntes comuns em contas de serviços gratuitos. A conclusão foi que o benefício aos consumidore se deu de forma parcial. Por um lado, hoje há mais clareza nas informações prestadas aos clientes do que seis meses atrás. Por outro, o Idec verificou que há uma série de dificuldades e impedimentos.

As dicas aos correntistas que querem escapar da cobrança de produtos caros são conferir as tarifas pagas em um extrato, pedir estorno de cobranças indevidas e solicitiar comprovante quando abrir uma conta essencial ou pedir conversão para ela. O correntista também precisa se informar de que o Banco Central padronizou o nome de 40 tarifas e fixou quatro pacotes de serviços, dentre eles, um gratuito.