Título: Deputado aliado de Lupi diz que Sêneca foi cedido por empresário
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 19/11/2011, O País, p. 4

Além do King Air, ministro se deslocou em aeronave de produtor de soja

BRASÍLIA. Além do King Air, providenciado pelo dono de uma ONG, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, usou na viagem ao Maranhão, em dezembro de 2009, um outro avião cedido por empresário. O ministro também se deslocou em um Sêneca, de propriedade de um fazendeiro maranhense, de nome Pedro, produtor de soja. A revelação foi feita pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA), ex-assessor especial do Ministério do Trabalho.

O parlamentar afirmou que o empresário, que se recusa a fornecer o nome completo, é amigo e simpatizante do PDT e sempre cedeu esse avião para atividades da legenda no Maranhão. Lupi andou neste avião nos dias 11 e 12 de dezembro de 2009.

No 11 de dezembro, o ministro viajou no Sêneca no trajeto de São Luís a Imperatriz. Naquele dia, ele esteve ainda em Icatu, onde lançou e inaugurou programas do ministério. No sábado, dia 12, depois de andar um trecho no Sêneca, ele trocou de aeronave, para o King Air.

O deputado Weverton assumiu que foi ele quem providenciou o Sêneca e que não vê conflito de interesse na cessão de um avião privado para o cumprimento de agenda pública.

- Não foi uma troca de favores. Arrumamos todas as logísticas, com os prefeitos das cidades visitadas, do PSDB e do DEM também. O ministro foi levar política pública para jovens pobres - disse Weverton, que, no plenário da Câmara, fez um apelo para o empresário Pedro se apresentar.

Weverton não quer revelar os nomes completos do empresário, nem do piloto, que se chama Michel.

- Não posso falar os nomes. É uma empresa pequena e temem que a revelação de suas identidades possa prejudicá-los.

Em nota divulgada semana passada, o ministério informou que o PDT do Maranhão foi responsável pelo avião.