Título: Carro popular não passa no teste de segurança
Autor: D"Ercole, Ronaldo; Justus, Paulo
Fonte: O Globo, 25/11/2011, Economia, p. 33

SÃO PAULO. Uma nova rodada de testes promovida pela Latin NCAP, programa de avaliação de segurança de carros novos, constatou que os modelos populares mais vendidos no Brasil apresentam um alto risco de lesões fatais para motoristas e acompanhantes em caso de colisões frontais. Sete modelos básicos das principais montadoras do país - Volkswagen, Fiat, General Motors, Ford e Peugeot - obtiveram nota 1, numa escala de avaliação que vai de zero a 5.

Isso significa que a segurança dos carros mais vendidos no Brasil e na América Latina é equivalente à dos carros europeus de vinte anos atrás, conclui a Latin NCAP, que é uma iniciativa conjunta da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), do Global New Car Assessment Programme, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outras instituições de pesquisa.

Entre os modelos reprovados nos testes estão o Gol Trend (VW), o Palio ELX e o Novo Uno (Fiat), o Celta e o Corsa Classic (GM), o Ka (Ford) e o Peugeot CK. Todos sem airbags. Segundo o Latin NCAP, os resultados dos testes "mostram claramente os benefícios do airbag".

"Trata-se de um sistema de retenção suplementar que deve ser usado junto com o cinto de segurança e não como uma alternativa a ele", adverte o estudo.