Título: Temperatura subindo
Autor: Beck, Martha; Justus, Paulo
Fonte: O Globo, 26/11/2011, Economia, p. 43

Mantega já vê expansão da economia

SÃO PAULO. Apesar do cenário negativo da indústria em outubro, de estoques elevados e produção abaixo do esperado, a economia já voltou a crescer este mês e deve se manter aquecida no início de 2012. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que voltou a afirmar que o governo fará o necessário para que o consumo volte a "um patamar adequado" a fim de que a economia cresça entre 4% e 4,5% em 2012.

- A temperatura (da economia) caiu, mas já está subindo. Não vai ficar superaquecida, mas está voltando ao normal de forma que teremos um Natal bom este ano, o comércio vai vender bem, estimulando a indústria, e vamos começar 2012 com a economia crescendo - disse Mantega, depois de se reunir ontem em São Paulo com dirigentes da indústria têxtil.

Ele disse que ainda este ano o governo anunciará novas medidas para aumentar a competitividade do setor contra os importados, especialmente os chineses. Dados do setor apontam que, desde janeiro, as importações de têxteis cresceram 38%, enquanto a produção nacional encolheu 16%. (Ronaldo D"Ercole)