Título: Sarney: críticos são idiotas
Autor:
Fonte: O Globo, 26/11/2011, O País, p. 22

BRASÍLIA. Num texto intitulado "A burrice e a política", publicado ontem no blog criado para tentar melhorar sua imagem, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), chamou de "idiotas, burros, invejosos, injustos e ingratos" os críticos da decisão de sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, de incluir na conta dos contribuintes os gastos para sustentar a estatização da fundação que leva seu nome, em São Luís.

Sarney cita Sartre - "quem mexe com política está sempre com a mão na m?" - e diz que, numa conversa com Tancredo Neves, perguntou sobre virtudes que os políticos deveriam ter. Sete vezes paciência, teria sido a resposta. Mas, no texto, o senador demostra o contrário:

- Por que essa reflexão? É (por) assistir o injusto debate de alguns idiotas sobre uma das maiores obras de amor e benemerência ao Maranhão que eu fiz: doar ao povo do Maranhão um patrimônio (...), do meu valioso arquivo de mais de um milhão de documentos. Vejo nessa reação, reunidos, todos aqueles defeitos que movem o ódio político: a inveja, a burrice e a ingratidão.