Título: A nota da prefeitura
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 26/11/2011, O País, p. 12

Em nota divulgada ontem, a Prefeitura de São Paulo diz que não houve irregularidade na contratação do Consórcio Controlar e que tomará as medidas judiciais cabíveis em relação à decisão da Justiça. Abaixo, a íntegra da nota:

"A Prefeitura de São Paulo tomará as medidas judiciais que julgar oportunas e reafirma que a contratação do Consórcio Controlar, responsável pelo Programa de Inspeção Veicular na Cidade de São Paulo, seguiu rigorosamente a legislação em vigor. A implantação do programa foi feita de forma totalmente transparente, e a Prefeitura forneceu as informações necessárias sempre que foi solicitada, inclusive pelo Ministério Público.

A Prefeitura de São Paulo não foi comunicada pelo Poder Judiciário sobre a ação proposta pelo Ministério Público e se mantém à disposição para prestar todos os esclarecimentos que forem requeridos.

O Programa de Inspeção Veicular Obrigatória, iniciado em 2008, é um dos principais avanços obtidos pela cidade para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população. São Paulo foi pioneira nessa iniciativa, que ensejou, em novembro de 2009, a determinação pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) das regras para a adoção da inspeção em todo o território brasileiro.

O acerto da Inspeção Veicular pode ser comprovado com base na pesquisa "Impacto em saúde - Um ano de Inspeção de Veículos a Diesel no Município de São Paulo", de autoria de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP, que concluiu que só a fiscalização de veículos movidos a diesel em 2010 levou a uma melhora ambiental que evitou 250 mortes e 298 internações. Se computados carros e motos, com certeza este número seria muito maior."