Título: PT tenta solucionar crise em BH
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 02/12/2011, O País, p. 14

Partido teme que conflito com PSB contamine aliança nacional

BELO HORIZONTE. O comando nacional do PT quer intermediar o conflito do partido em Minas Gerais, com medo de que o rompimento entre o vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), e o prefeito, Marcio Lacerda (PSB), comprometa o cenário eleitoral em outras duas capitais onde os prefeitos petistas são apoiados pelo PSB - Recife e Fortaleza.

- O PT tem de tratar com cuidado o problema de Minas, se não ele contamina o plano nacional e interdita a aliança nas capitais do Nordeste - disse o deputado José Guimarães, responsável pela articulação do PT para as eleições de 2012.

Guimarães defende que o presidente do PT, o deputado Rui Falcão, sente à mesa com o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), para "repactuar a aliança".

Acuado na administração da prefeitura de Belo Horizonte, onde teve 17 assessores demitidos por Lacerda, o vice-prefeito Roberto Carvalho briga internamente para que o PT tenha candidatura própria em 2012. O petista não tem, no entanto, o apoio das duas maiores lideranças da legenda no estado, o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, e o ex-ministro do governo Lula Patrus Ananias.

Ontem, em Belo Horizonte, as lideranças petistas se reuniram no encontro da executiva nacional do PT. Carvalho visitou os dirigentes e agendou uma conversa particular com Rui Falcão, que também deverá se encontrar com o prefeito Marcio Lacerda.

A questão em Belo Horizonte já chamou a atenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem tentado articular as principais decisões do partido nas eleições municipais.

- Lula sabe a hora de intervir- disse André Vargas, secretário de Comunicação do PT.

*Enviada especial