Título: Dnit cria comitê para controle de obras e projetos
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 03/12/2011, O País, p. 20
Sistemas de TI eram incompatíveis e impediam fiscalização
BRASÍLIA. Aprisionado por um modelo caótico de gestão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instituiu ontem um Comitê de Tecnologia de Informação para padronizar os sistemas de controle de projetos e obras rodoviárias. O grupo, liderado pelo diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, deverá, entre outras atribuições, "garantir a manutenção de padrões adequados de conduta" dos servidores.
Em julho, o GLOBO revelou que os sistemas de tecnologia da informação (TI) do Dnit eram incompatíveis, transformando-se numa máquina azeitada para travar o controle de obras e projetos. De acordo com técnicos da própria autarquia, havia mais de 150 sistemas em operação na sede e nas 23 superintendências regionais.
Uma das principais metas do novo comitê é revisar o Sistema de Acompanhamento de Contratos (Siac), que gerencia documentos orçados em R$25 bilhões. O Dnit não informa o prazo para a implementação das mudanças, que só devem começar após a formulação do regimento interno. O Dnit, por meio da assessoria, confirmou que o grupo foi criado depois que relatórios de auditoria constataram graves falhas de gerenciamento do sistema informatizado.
"O diagnóstico das atividades de TI do DNIT, conforme acórdãos do TCU e CGU, foi determinante para a criação do Comitê Gestor, apontando a necessidade de estabelecer padronização no âmbito nacional da autarquia", informa o Dnit.
A criação do comitê ocorre depois de recorrentes alertas dos órgãos de controle, desde 2007. Não havia sequer um escritório de gerenciamento de projetos para fundamentar as obras públicas. Um plano de Gestão e Ética, elaborado pelos funcionários, chegou a ser encaminhado ao ex-diretor Luiz Antonio Pagot, em julho de 2010, mas foi engavetado. Dos projetos elaborados pelo Dnit, entre 2003 e 2009, 66% foram parar na gaveta.