Título: Grupos anticorrupção discutem união
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 03/12/2011, O País, p. 13

Em SP, eles debatem criação de um comitê para ações conjuntas no país

SÃO PAULO. Grupos de combate à corrupção que nasceram nas redes sociais iniciaram ontem um debate para unificar as ações de mobilização no país. Um encontro realizado em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, reuniu, pela primeira vez, lideranças de cerca de dez grupos.

- Existe um objetivo comum entre todos aqui. Estamos em um movimento para criar um grupo para nos unir porque, sem estratégia definida e conjunta, não vamos chegar a lugar algum - afirmou o advogado Paulo Casário de Oliveira Júnior, representante da Ordem do Advogados do Brasil (OAB).

Após quase duas horas de reunião, todos saíram do encontro com a proposta de consultar as bases de seus movimentos sobre a fundação de um comitê de ações coordenadas. Houve resistência sobre a criação de um só grupo, por conta das diferenças de bandeiras.

- Qualquer tentativa de criar um único grupo quando estamos falando de organizações criadas na rede tende ao fracasso - alertou Marcelo Medeiros, do Movimento 31 de Julho, que foi do Rio para o encontro em São Paulo.

Uma próxima reunião ficou marcada para fim de janeiro. O objetivo maior é que, até lá, eles consigam organizar ações conjuntas no país. Hoje, os grupos pouco se conhecem e fazem suas mobilizações de forma isolada.