Título: Filiado do PCdoB volta para cargo no Esporte
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2011, O País, p. 14

BRASÍLIA. O Ministério do Esporte nomeou para nova função o ex-secretário-executivo Waldemar de Souza, que havia perdido o cargo na esteira da crise que derrubou o ex-ministro Orlando Silva.

Filiado ao PCdoB, Waldemar será assessor especial do ministro Aldo Rebelo, que o chamou para fazer o acompanhamento de ações tocadas pela gestão anterior.

Waldemar teve a nomeação publicada ontem no Diário Oficial da União. Ele assinou um convênio de R$6,2 milhões entre o Esporte e o Sindicato das Associações de Futebol (Sindafebol), que não foi executado. De acordo com o ministério, o dinheiro repassado foi devolvido, com correção inflacionária. O Esporte sustenta ainda que o servidor apenas assinou o convênio porque era o seu dever de ofício e que ele não negociou o acordo com a entidade, representativa de cartolas do futebol.

Secretaria Executiva fica com ex-presidente da Finep

De acordo com o Ministério do Esporte, não existem elementos para a abertura de processo disciplinar contra Waldemar. O convênio foi firmado para fazer um levantamento sobre o comportamento de torcidas, direcionado aos preparativos para a Copa de 2014.

Também ontem, o Esporte anunciou que a técnica Paulo Pini, convidada para assumir a Secretaria Executiva, desistiu da indicação por motivos pessoais. Ela é funcionária do Banco Mundial, em Washington (EUA). A vaga será assumida por Luís Fernandes, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele também presidiu a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência que gerencia os fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Vice-almirante da reserva assume secretaria

Já o vice-almirante da reserva Afonso Barbosa é o novo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Ele substitui Wadson Nathaniel Ribeiro, que assinou convênios com ONGs com cujos proprietários ele mantinha relações pessoais.

oglobo.com.br/pais