Título: PSD realiza cursos de política
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 12/12/2011, O País, p. 14
Candidatos em 2012 são treinados em temas como ética e marketing de campanha
SÃO PAULO. Na tentativa de reverter a imagem de que é um partido sem identidade política e formado, em sua maioria, por políticos mais interessados em questões pragmáticas do que programáticas, o PSD começou neste fim de ano a promover cursos de qualificação para seus filiados, de olho nas eleições de 2012. Temas básicos como ética, processo eleitoral e história política estão na programação dos treinamentos destinados aos que serão candidatos no ano que vem.
A criação da legenda, há oito meses, foi bem turbulenta e polêmica. A ascensão meteórica à posição de terceiro maior partido da Câmara se deu em meio a denúncias de fraudes no registro de filiados para a fundação da sigla e críticas sobre a indefinição em seu posicionamento político - se governista ou oposição. Hoje o PSD tem cerca de 150 mil filiados. Muitos já pertenciam a outros partidos, mas viram no discurso de independência política pregado pelo prefeito de São Paulo e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, a oportunidade de fazer parte da base do governo Dilma Rousseff, deixando o regime de pão e água amargado pelo oposicionistas.
- Montamos um partido heterogêneo, composto por pessoas de diversas correntes políticas, e, por isso, esses treinamentos são recomendáveis para que todos tenham os mesmos discursos e conceitos - disse o ex-deputado Indio da Costa, que coordena o PSD no Rio, acrescentando que metade dos filiados do PSD no Rio nunca participaram de eleições. - No treinamento deste mês esclarecemos questões como o que faz um político, qual a função do vereador, o que pode se oferecer numa campanha.
Rio e Paraná foram os estados que realizaram cursos até agora. Em São Paulo, o partido está contratando o cientista político Luiz Felipe D"Avilla para elaborar um curso de formação política em 2012. "Moral, ética e transparência na política", "marketing, planejamento de financiamento de campanha" e "finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal" foram os assuntos tratados no treinamento dos filiados de Foz do Iguaçu, no Paraná.
- Para ser padrinho de casamento ou de batizado tem que fazer curso, por que para ser político não precisa? Um partido novo tem que mostrar que é diferente - argumentou o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, um dos fundadores do PSD.
A iniciativa do PSD tem como pano de fundo a eleição de 2014, quando será seu grande teste eleitoral. Um bom resultado em 2012 é apenas um caminho para concretizar os planos de consolidar a legenda como uma das maiores do país, elegendo uma bancada representativa de deputados federais. É esse número que define o tempo de TV de cada partido no horário eleitoral gratuito e a divisão dos recursos do fundo partidário.