Título: Negromonte é cobrado por aliados em reunião do PP
Autor:
Fonte: O Globo, 14/12/2011, O País, p. 12

BRASÍLIA. Ao participar de reunião da Executiva Nacional do seu partido, o PP, ontem na Câmara, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, citou "fogo amigo" contra ele, se referindo a integrantes de outros partidos que ocupam cargos na sua pasta e estariam tentando desestabilizá-lo. Mas foi o deputado Vilson Covatti (PP-RS) que expôs o conhecido descontentamento da bancada na Câmara com a atuação do ministro, e as suspeitas que pesam sobre o ministério. Acabou batendo boca com o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), que o repreendeu publicamente.

- Muitos falaram aqui sobre unidade. Não há unidade sem democracia. Precisamos exercer a democracia dentro do partido. Nos últimos meses, quase perdemos não apenas o ministro (Negromonte) como o Ministério das Cidades - dizia Covatti, ao ser interrompido por Dornelles.

- Vossa excelência está criando constrangimento para todos! Vossa excelência está me constrangendo e constrangendo a todos! Não é hora de discutir política. Estamos aqui para discutir o programa do partido - afirmou Dornelles, exaltado.

Covatti se levantou e, dedo em riste, disse a Dorneles:

- O senhor tem que me respeitar. Não sou moleque.

Covatti então respondeu que estava apenas defendendo a democracia - referindo-se à vontade da maioria da bancada de deputados do PP, que retirou o apoio a Negromonte.

Depois, no microfone, Dornelles pediu "desculpas pelo exagero".

Já Negromonte disse que não brigará para ficar no cargo:

- Não estou preocupado com isso, se vou ficar, se vou sair. Estou preocupado em fazer um bom trabalho, e isso estou fazendo. Não tenho apego a cargo. Não tenho apego e não fico de joelhos para ninguém por causa de cargo.

Reportagens denunciaram irregularidades no Programa Minha Casa, Minha Vida, como a cobrança de propina para quem precisa de moradia.

O objetivo de Dornelles, com o encontro de ontem, era discutir a estratégia do PP para as eleições de 2012.

- Temos 98 mil filiados que se colocaram como pré-candidatos. Teremos candidatos à prefeito em todos os municípios onde estamos organizados.

Com G1