Título: Senado aprova Rosa Weber para o Supremo
Autor:
Fonte: O Globo, 14/12/2011, O País, p. 4

Agora só falta o presidente do STF marcar a data da posse; ela substituirá Ellen Gracie

BRASÍLIA. O plenário do Senado aprovou ontem, por 57 votos a 14, com uma abstenção, o nome da ministra Rosa Maria Weber para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ela foi indicada para o cargo pela presidente Dilma Rousseff no dia 7 de novembro. No último dia 6, foi aprovada em uma sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado.

Agora que passou pela última fase, resta ao presidente do STF, ministro Cezar Peluso, marcar a posse. Ainda não há data. Rosa Weber é hoje ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ao longo dos 35 anos de magistratura, dedicou-se à Justiça Trabalhista. No STF, ocupará o lugar da ministra Ellen Gracie, aposentada desde agosto.

Antes da votação em plenário, o senador Pedro Taques (PDT- MT) manifestou contrariedade à aprovação do nome de Rosa Weber. Ele argumentou que, na sabatina, ela não respondeu a todas as perguntas feitas pelos senadores presentes.

- A ministra não respondeu a questões propostas por vários senadores. Com todo o respeito a Vossa Excelência (José Sarney, presidente da Casa) e à ministra do Trabalho, penso que falta um dos requisitos que constam na Constituição da República - disse o parlamentar, referindo-se ao "notável saber jurídico" exigido de integrantes do STF.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) saiu em defesa da ministra:

- Eu perguntaria se ministros de outros tribunais e até ministros do Supremo Tribunal Federal teriam respondido a todas as perguntas. Isso não desqualifica a concorrente.