Título: Uma equipe diferente no ar
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 16/12/2011, Economia, p. 34
Companhia aérea tailandesa tem comissárias transexuais
AS COMISSÁRIAS transgêneros da empresa PC Air: feminilidade é requisito para o emprego
BANGCOC. A companhia aérea tailandesa de baixo custo PC Air está pronta para voar, e com uma equipe difícil de encontrar nas concorrentes: comissárias de bordo são transexuais. Ontem a empresa aproveitou o voo de teste para apresentar a equipe à imprensa. E assegurou que as qualificações exigidas são as tradicionais, incluindo feminilidade e boa aparência.
— Hoje é nosso voo de teste, com essa tripulação muito bem treinada que superou todos os requisitos do departamento — disse o proprietário da PC Air, Peter Chan.
Ele disse que as portas da empresa continuam abertas para os transexuais:
— Nossa política é promover a igualdade — disse Chan. — Sou um pioneiro, e estou certo de que outras empresas seguirão minha ideia.
Entre os primeiros 30 comissários contratados pela PC Air, há quatro transexuais, 19 mulheres e sete homens. Cerca de cem transexuais e travestis se candidataram. Um dos contratados foi Miss Tiffany Universe 2007 e já trabalhou como modelo e atriz de televisão.
Conhecidos como katoeys ou ladyboys, os transexuais gozam na Tailândia de uma visibilidade maior que nos outros países, apesar de serem identificados em suas cédulas de identidade como homens, não como mulheres. É comum vê-los trabalhando em lojas de cosméticos e de produtos naturais.
O primeiro voo comercial da PC Air será no dia 24 de dezembro, para Vientiane. Em janeiro, a empresa pretende começar a voar para duas cidades na China.