Título: Volume de água acima do esperado castiga BH
Autor: Weber, Demétrio; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 16/12/2011, O País, p. 3

São Paulo também sofre alagamentos na capital e no ABC; granizo causa estragos no Rio Grande do Sul

SÃO PAULO. O mês ainda está na metade, mas já choveu 95% do que era previsto para dezembro em Belo Horizonte. Balanço da Defesa Civil mostra que choveu 306 milímetros na Grande BH, quando a precipitação esperada para todo o mês era de 319 mm. Somente nas últimas 15 horas, foram 123 mm de chuva.

Segundo o Corpo de Bombeiros, são 24 pontos com perigo de desabamento, oito com risco de inundação, 26 quedas de árvores e 12 pontos em que houve ou existe risco de deslizamento. A situação mais grave é no município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Muitas famílias estão ilhadas sobre lajes de casas e de lojas. A situação não deve melhorar, já que uma frente fria chegou ontem ao estado, trazendo chuvas entre 100 e 140 mm.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do serviço Climatempo, a situação é de alerta em Minas.

- Em Belo Horizonte, os solos estão encharcados porque em outubro e novembro choveu acima do esperado, e continua chovendo - disse ela.

Em São Paulo, uma chuva que começou na noite de quarta-feira e continuou na madrugada de ontem assustou moradores da capital e do ABC. O volume de água em algumas horas foi o equivalente a cinco dias de chuva. Uma casa desabou e deixou uma mulher ferida na capital. A Defesa Civil decretou estado de atenção para deslizamentos. A cidade chegou a registrar 28 pontos de alagamento.

No Rio Grande do Sul, choveu granizo por 15 minutos durante a noite de quarta-feira e as pedras destruíram telhados de 1.500 casas em São Jerônimo, região metropolitana.