Título: TSE vai julgar se Collor fraudou pesquisa em 2010
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2011, O País, p. 13

MP de Alagoas pede multa de R$50 mil e inelegibilidade

MACEIÓ. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani aceitou recurso do Ministério Público Eleitoral de Alagoas e vai mandar ao plenário do tribunal a ação de investigação contra o senador Fernando Collor (PTB/AL), acusado de fraudar pesquisa do seu instituto, o Gazeta Pesquisa (Gape), para favorecê-lo na disputa pelo governo do estado, em 2010. A ação inclui o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novais (PRB) - vice de Collor na disputa. O MP pediu multa de R$50 mil e a inelegibilidade de ambos.

Na sua defesa, a "Gazeta de Alagoas" - jornal da família de Collor e que divulgou a pesquisa - pediu que o recurso não fosse reconhecido pelo TSE. O MP considera a pesquisa fraudada: "A conduta (...) tem potencialidade para interferir no equilíbrio das eleições".

Em 2010, o MP investigou a disparidade entre as pesquisas do Gape e do Ibope. O Gape apontou que 38% votariam em Collor, 23% em Ronaldo Lessa e 16% em Teotonio Vilela; o Ibope afirmou que Lessa teria 29%, Collor, 28%, e Teotônio, 24%. Collor perdeu a eleição.

* Especial para O GLOBO