Título: Empresário: suspeitas já foram esclarecidas
Autor: Otavio, Chico; Jupiara, Aloy
Fonte: O Globo, 19/12/2011, O País, p. 12

Para ele, denúncias não passam de intriga feita por um funcionário demitido do grupo

O empresário Valdomiro Minoru Dondo admitiu ter, entre os sócios, autoridades governamentais angolanas, mas recusou-se a dizer os seus nomes. Explicou que a participação delas é permitida, desde que não façam parte do conselho gerencial. Negou, contudo, que tenha feito qualquer tipo de negócios com dirigentes do país africano no Brasil.

- As autoridades podem ser sócias, mas nunca atuar como executivos - disse.

O empresário também reconheceu ter sido alvo de denúncias em Angola, reveladas por setores da oposição ao regime, mas garante que todas já foram esclarecidas:

- As autoridades investigaram tudo, a meu pedido, e nada constataram.

Ele atribuiu as denúncias, posteriormente arquivadas pela Inspeção Geral do Estado, a intriga de algum funcionário demitido do grupo.

- É natural que sejamos investigados - comentou.

Das 21 empresas angolanas, explicou, tem participação majoritária "em cinco ou seis", minoritária em "dez ou doze" e, no restante, tem 30%. No momento, Minoru disse que está preparando as empresas, reunidas em torno da holding VMD, para o modelo de governança corporativa:

- Angola está prestes a ter a sua Bolsa de Valores, e temos de estar prontos para isso.

Minoru também nega ser um dos dez homens mais ricos de Angola, embora seu nome apareça numa lista de milionários (a maioria deles autoridades governamentais) divulgada na mídia independente:

- Não estou nem entre os 20 maiores empresários.

Minoru também negou que goze de privilégios no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, por conta do relacionamento com policiais federais, e disse que não frequenta ou cultiva amizades no mundo do samba, limitando-se a assistir eventualmente aos desfiles na Marquês de Sapucaí, onde sua família tem um camarote:

- Fui algumas vezes, levando amigos, mas não conheço ninguém do carnaval. O camarote é para a minha filha.