Título: Só vim agradecer ao presidente Sarney, diz Gleisi
Autor: Lima, Maria; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 21/12/2011, O País, p. 5

Após votação, Ideli liga para Dilma e lhe dá a boa notícia

BRASÍLIA. As ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casas Civil) negaram ontem que tenham tratado de nomeações para a Agência Nacional de Petróleo (ANP) com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em troca da aprovação da emenda constitucional que prorrogou a Desvinculação das Receitas da União (DRU).

- Não vim falar sobre isso. (Sarney) Não pediu isso. Só vim agradecer ao Senado e ao presidente Sarney pelo ano que tivemos - disse Gleisi, que chegou ao plenário com Sarney e circulou pelas bancadas, falando rapidamente com senadores da base e oposição.

Enquanto isso, Fernando Câmara, funcionário da ANP que tinha a simpatia do presidente do PMDB, senador Valdir Raup (RO), andava de gabinete em gabinete tentando se viabilizar para a vaga de Haroldo Lima na direção-geral da ANP.

- O Fernando está nos gabinetes buscando espaço. A solução na ANP será mesmo técnica. Mas, dentro das injunções políticas, tudo é possível. Se não conseguir ir para o lugar do Haroldo na diretoria geral da ANP, ele quer o lugar do diretor que sair para a diretoria geral. Pode ir para a vaga do Helder - sugeriu o senador Lobão Filho (PMDB-MA).

O governo usa a DRU para o ajuste fiscal, deslocando recursos no Orçamento e garantindo o superávit primário. Após a votação, Ideli ligou para Dilma, que estava no Uruguai, para dar a noticia. E confirmou a liberação das emendas. Disse, porém, que o volume a ser liberado ainda vai ficar muito abaixo das liberações normais de todo fim de ano.

- Podemos chegar a um valor aproximado de 20% ( dos R$9,8 bilhões) das emendas do Orçamento - disse Ideli. (Maria Lima e Chico de Gois)