Título: Standard & Poor’s rebaixa Hungria para grau especulativo
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 22/12/2011, Economia, p. 35

BUDAPESTE. A Hungria perdeu ontem seu grau de investimento na agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) e passou a junk — altamente especulativo. O segundo rebaixamento em um mês aumenta a pressão sobre o primeiro-ministro Viktor Orban para pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ratings de curto e longo prazo, em dívida local e em moeda estrangeira, do país foram cortados em um ponto, passando de “BBB-” para “BB+”, segundo a S&P, que concedeu o grau de investimento à Hungria em 1996. A agência também colocou o país em perspectiva negativa, o que reflete a visão dos analistas de que há uma em três chances de um rebaixamento do país no próximo ano, se seu desempenho fiscal piorar.

A Moody’s já havia rebaixado a Hungria, que passou para “Ba1”, o primeiro grau especulativo em 24 de novembro. Já a Fitch colocou o país em seu mais baixo nível de grau de investimento, “BBB-”.

A Hungria deve registrar o maior nível de dívida — 76,7% do PIB — e o menor crescimento econômico — 0,5% — entre os países do Leste da União Europeia no próximo ano, segundo previsões da Comissão Europeia. (Com Bloomberg News)