Título: Seguro-desemprego: pedidos caem nos EUA
Autor: Durão, Mariana; Valente, Gabriela
Fonte: O Globo, 23/12/2011, Economia, p. 28

Novas solicitações caíram em quatro mil, para o menor patamar desde abril de 2008

WASHINGTON. Os pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos recuaram na semana passada para o menor patamar desde abril de 2008, aumentando a expectativa de melhora no mercado de trabalho americano. Os pedidos de auxílio recuaram de 368 mil para 364 mil. Foi a terceira semana consecutiva de queda.

Já a média de quatro semanas, menos volátil, caiu pela 11ª vez em 13 semanas. Está em 380.250, o menor patamar desde junho de 2008. Normalmente, os pedidos têm de estar consistentemente abaixo de 375 mil para que haja uma redução na taxa de desemprego.

Pelo menos cem mil postos de trabalho foram criados por mês entre julho e novembro, a primeira sequência de cinco meses de crescimento desde 2006.

Se o número de pedidos de auxílio-desemprego continuar caindo, segundo analistas, o número de novos postos por mês subirá para 200 mil ao mês e a taxa de desemprego cairá para cerca de 8% até as eleições presidenciais de novembro de 2012.

Ontem, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos fechou acordo para prorrogação por dois meses do corte da contribuição previdenciária descontada dos salários.