Título: Campinas: quarta troca de prefeito em quatro meses
Autor: Simionato, Maurício
Fonte: O Globo, 23/12/2011, O País, p. 12

Demétrio Vilagra (PT) é cassado; presidente da Câmara assumirá

CAMPINAS (SP). Depois de quase 36 horas de julgamento, o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi cassado na noite de anteontem por 29 votos a 4 pela Câmara Municipal. Os advogados de Demétrio anunciaram ontem que vão recorrer à Justiça para tentar suspender a decisão dos vereadores. A Comissão Processante da Câmara pediu o impeachment de Demétrio por quebra de decoro. Segundo o relatório da comissão, o petista não denunciou um suposto esquema de fraudes na Sanasa (empresa de saneamento da cidade) nas sete vezes em que assumiu a prefeitura entre 2009 e agosto passado. Demétrio tomou posse como prefeito em agosto último, após o prefeito Dr. Hélio (PDT) ser cassado.

Com a cassação do petista, Campinas terá a quarta troca de prefeito em quatro meses. Pedro Serafim, presidente da Câmara, assumirá o cargo pela segunda vez nesta segunda-feira.

A Justiça Eleitoral determinou ontem que a cidade deverá ter eleição indireta para escolher o prefeito que assumirá o Executivo no mandato-tampão até 31 de dezembro de 2012. A votação deve ocorrer no prazo de três meses.

O ex-ministro José Dirceu (PT) escreveu ontem em seu blog que a cassação do prefeito "é mais um capítulo na odiosa operação política comandada pelo PSDB e por alguns procuradores do Ministério Público(MP), que pressionaram os vereadores com ameaças de denúncias".

* Especial para O GLOBO