Título: Estudos para prever e lidar com os riscos
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 28/12/2011, Ciência, p. 24

Veterano de expedições ao Himalaia, David Breashears, de 56 anos, mostra-se particularmente alarmado com o impacto das mudanças na vida das populações locais e mesmo com os efeitos que distúrbios no ecossistema poderão causar para a Ásia como um todo.

— As geleiras não vão desaparecer da noite para o dia, claro. Porém, estamos falando de um sistema fundamental para o abastecimento de praticamente todos os principais sistemas fluviais da Ásia, o mais populoso continente do mundo. É um ponto fundamental para o futuro e precisa ser discutido agora, não daqui a pouco — explica.

Enquanto isso, na geleira de Ngozumpa, Sarah Thompson concentra seus estudos no cada vez maior lago Spillway. A água está contida por uma formação conhecida como moraina, uma pilha de fragmentos de granito carregada pela geleira ao longo de milhares de anos.

— Observamos apenas um pequeno período de tempo, os últimos dez anos, mas o crescimento do volume (do lago) é exponencial — disse ela, também à BBC. — A expansão está sendo bem maior do que seria esperada apenas pelas taxas de derretimento do gelo. Assim, precisamos entender os primeiros passos deste processo para podermos prever o que vai acontecer e, se necessário, mitigar seus efeitos antes que o lago se torne uma ameaça significativa.