Título: Demissão de vice-presidente do BB provoca mudança na diretoria
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 31/12/2011, Economia, p. 26

BRASÍLIA. O Banco do Brasil (BB) anunciou ontem troca de cadeiras na diretoria executiva, depois da demissão do então vice-presidente da área de Atacado e Negócios Internacionais, Allan Toledo. Ele foi exonerado pelo conselho de administração na última terça-feira. Para o seu lugar, foi indicado Paulo Rogério Caffarelli, que ocupava a vice-presidência de Negócios de Varejo.

Segundo fontes, a cabeça de Toledo foi pedida pelo presidente do BB, Aldemir Bendine. A exoneração foi aprovada pelo conselho de administração do banco, presidido pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, por determinação do conselho diretor, que reúne os diretores, os vice-presidentes, além de Bendine.

Bendine e Toledo eram próximos, mas passaram a ter divergência pessoais, segundo fontes. O clima na cúpula azedou há quatro meses, quando Toledo recebeu convites de setores do atacado, foco de sua atuação no BB, além da área internacional.

Caffarelli, por sua vez, será substituído por Alexandre Correa de Abreu. Este último era vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações, responsável pelo Banco Postal (parceria com os Correios). Para a vaga de Abreu, foi promovido Dan Antonio Conrado, que era diretor de Distribuição em São Paulo. Os três vice-presidentes são funcionários de carreira do BB.

Toledo ocupava a vice-presidência há três anos e tem 29 anos de banco. Sua indefinição em deixar o cargo para assumir uma posição no setor privado teria travado a área de varejo do banco, sobretudo grandes clientes, além da configuração de conflitos de interesses.