Título: Acre recebe doação para haitianos
Autor: Carvalho, Cleide
Fonte: O Globo, 04/01/2012, O País, p. 9

SÃO PAULO. O governo do Acre recebeu ontem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oito toneladas de alimentos, parte das 14 toneladas doadas pelo governo federal para ajudar a alimentar os haitianos que entram ilegalmente no estado. A quantidade, porém, é suficiente apenas para oito dias. Os haitianos estão na cidade de Brasileia, a 220 km da capital, à espera de visto humanitário para permanecer no país por dois anos, com direito a trabalhar.

- Temos mais haitianos no Brasil do que soldados do Exército brasileiro na Força de Paz da Organização das Nações Unidas no Haiti. São 1.200 soldados lá e, só em Brasileia, temos 1.250 haitianos, que consomem, por dia, 1 tonelada de alimentos - afirmou Leonildo Rosas, secretário de Comunicação do Acre.

Segundo ele, o governador do Acre, Tião Viana (PT), conversou ontem com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paz, e soube que o restante dos alimentos doados já estava sendo retirado em Porto Velho.

Só nos últimos três dias de 2011, passaram pela fronteira 500 haitianos. Até o último dia 26, eles entravam pela mata, na fronteira com a Bolívia. Com as notícias de roubos e tentativas de estupro do lado boliviano, a PF passou a permitir a entrada deles pela fronteira oficial, por meio da rodovia que liga Rio Branco a Lima, capital do Peru.

Em Brasileia, o posto da PF leva, em média, 45 dias para conceder o visto aos haitianos. Durante esse período, eles não podem sair da cidade.