Título: Tempestades devem voltar à Região Serrana
Autor: Araújo, Isabel de
Fonte: O Globo, 06/01/2012, Rio, p. 14/15

Instabilidade vai manter estado de alerta também no Noroeste Fluminense, de hoje até segunda-feira

Meteorologistas alertam que, a partir de hoje, um novo período de instabilidade se formará entre o litoral do Rio e o estado de São Paulo, provocando fortes chuvas até a próxima segunda-feira. De acordo com o Climatempo, entre sábado e segunda - dias com maior volume de tempestade - as regiões Noroeste e Serrana vão receber 100mm de chuvas em 24 horas, considerado forte.

Na avaliação dos especialistas, o suficiente para manter as cidades dessas regiões em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil de Nova Friburgo, é considerado limite de segurança chover 100mm num período de 24 horas.

O tempo começará a firmar a partir de terça-feira, quando o sol voltará a aparecer entre nuvens e as chuvas darão uma trégua. A partir daí, as temperaturas voltam a subir gradativamente.

- O perigo é que o Estado do Rio vai receber um volume de chuva contínuo, principalmente entre sábado e segunda-feira. Tanto a região Noroeste quanto a Serrana vão receber, se não o mesmo volume de chuva dos últimos dias, uma quantidade um pouco maior, sem dar trégua. A chuva vai variar de um estado de moderado para forte, sem parar - previu a meteorologista Aline Tochino, do Climatempo.

Na Região Metropolitana, o dia mais chuvoso será amanhã, com um volume previsto de 50mm. Já a partir de segunda, o sol volta a aparecer entre as nuvens. O tempo se firma somente na terça. Até segunda-feira, as temperaturas máximas ficam em torno de 28 e 29 graus, enquanto a mínima não passa de 19 graus, nessa região. No Noroeste Fluminense, a máxima fica em torno de 27 graus e a mínima, de 21 graus. Na Região Serrana, é epserada máxima de 20 graus e mínima de 14 graus.