Título: Abertura de comportas de usina deixa quatro municípios em alerta máximo
Autor: Damasceno, Natanael; Daflon, Rogério
Fonte: O Globo, 10/01/2012, Rio, p. 12/13

Ameaça de rompimento de barragem em MG preocupa no Noroeste

CAMPOS. A notícia de que a Light abriu as comportas da Usina Ilha dos Pombos, em Carmo, aumentando a vazão no Rio Paraíba do Sul, pôs ontem em alerta máximo quatro cidades no Norte e Noroeste Fluminense: Santo Antônio de Pádua, Itaocara, São Fidélis e Campos. A previsão nessas cidades era que esse volume d"água extra chegaria hoje. Mas não se sabe ainda se as enchentes vão piorar. Segundo a Light, apenas Itaocara e Campos serão afetados. A empresa informou que abriu as comportas no sábado, devido ao grande volume d"água causado pelas chuvas, e que comunicou a medida à Defesa Civil.

Em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, havia ainda outra preocupação. A noticia de que uma barragem está prestes a se romper em Astolfo Dutra (MG) apavorou os moradores, levando muitos a procurarem abrigo em casas de parentes em outros municípios, como Niterói e Rio. Se houver o rompimento, o Rio Pomba poderá voltar a subir, causando na cidade uma enchente ainda pior do que a da semana passada.

Mais de mil moradores do distrito de Outeiro, em Cardoso Moreira, já foram retirados de suas casas, depois que o Dique das Onças foi rompido pela força das águas do Rio Muriaé, no domingo. Foi o segundo dique a se romper em menos de uma semana - no primeiro caso, um trecho da BR-356 (Campos-Itaperuna) foi destruído, alagando o distrito campista de Três Vendas.

Municípios afetados recebem kits de remédios

As chuvas de sábado e domingo intensificaram as enchentes no Noroeste e Norte Fluminense. As águas do Rio Muriaé voltaram a subir em Itaperuna, que, assim como Cardoso Moreira, já havia decretado estado de emergência na semana passada, com outros cinco municípios. Parte de Itaperuna foi alagada ontem, aumentando de três mil para sete mil o número de desalojados. A sede da prefeitura continua inundada, e o comércio não abre desde quarta-feira.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão, que decidiu dormir em Campos, sobrevoou a região ontem e se reuniu com alguns prefeitos em Itaperuna, prometendo ações de socorro e obras de infraestrutura para reduzir futuras enchentes. Também ontem, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, voltou a Itaperuna e entregou kits com medicamentos a todos os municípios afetados.

Cardoso Moreira está praticamente isolado de Campos, devido à queda de barreiras em estradas vicinais.

O ministro da Integração, Fernando Bezerra, está sendo esperado hoje na região para um contato com os prefeitos, que querem recursos para reconstruir suas cidades. Até agora, somente Santo Antônio de Pádua fez as contas: precisa de R$20 milhões.