Título: Pontos críticos são vistoriados em Campos
Autor: Victor, Duilo
Fonte: O Globo, 13/01/2012, Rio, p. 14

MP federal e técnicos inspecionam BR-356, que já tem 3 trechos destruídos pela chuva

CAMPOS. Técnicos do Ministério Público Federal de Campos, acompanhados do ambientalista Aristides Soffiati, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), percorrem ontem os pontos críticos das enchentes dos rios Muriaé e Paraíba do Sul. O objetivo é a elaboração de um relatório que será encaminhado ao Procurador da República em Campos, Eduardo Santos, e que poderá resultar em ações públicas e privadas, caso fiquem constatadas responsabilidades pelas cheias.

Os técnicos percorreram estradas, diques, canais e comportas. No trecho da BR-356 (Itaperuna-Campos-São João da Barra) que se rompeu na semana passada, alagando o distrito de Três Vendas, eles colheram amostras do solo e do asfalto. O ambientalista Aristides Soffiati disse que o sistema de canais e comportas, montado para minimizar os efeitos de enchentes, está abandonado há mais de 50 anos.

Com o nível dos rios Muriaé e Paraíba do Sul baixando, já é possível mapear os estragos que as enchentes causaram em estradas do Norte e Noroeste Fluminense. A BR-356 foi atingida em três pontos: um próximo a Laje de Muriaé, na divisa com Minas Gerais; outro na altura da localidade de Três Vendas e o terceiro no trecho que liga Campos a São João da Barra.

Além da BR-356, que é federal, seis rodovias estaduais foram atingidas pelas chuvas e precisarão de reparos, sendo que algumas ainda estão obstruídas. Além disso, dezenas de estradas vicinais estão alagadas. Ontem, o secretário de Agricultura do estado, Christino Áureo, informou que 300 máquinas serão disponibilizadas para a recuperação dessas estradas secundárias, com o objetivo de escoar a produção rural.