Título: Norte Fluminense teme agora o risco de doenças
Autor: Victor, Duilo
Fonte: O Globo, 13/01/2012, Rio, p. 14

Estado vai antecipar benefícios para famílias da região

CAMPOS. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, decretou ontem estado de emergência na área da saúde no distrito de Três Vendas, a 15km do Centro da cidade. A decisão foi tomada após o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, sobrevoar a área. Embora totalmente alagado, o distrito ainda abriga cerca de mil pessoas que se recusam a deixar suas casas. Côrtes anunciou que em três semanas será montado um hospital de campanha no local.

Segundo o secretário, quando as águas começam a baixar emergem as doenças pós-enchentes: leptospirose, hepatite A e dengue, entre outras. O secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, disse que toda a população atingida pela enchente foi vacinada contra tétano e hepatite A, e os idosos vacinados contra a gripe.

Cerca de 43 mil beneficiários do Programa Bolsa Família no Norte e no Noroeste terão o pagamento de janeiro antecipado para o dia 18 deste mês. O anúncio foi feito ontem pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, após reunião com o governador Sérgio Cabral e o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves. Foi decidida ainda a antecipação do programa Renda Melhor para 15 mil famílias das duas regiões que vivem na extrema pobreza. O dinheiro, antes programado para 2013, estará disponível a partir de março deste ano.