Título: Multa à TAM pode chegar a R$2,23 milhões
Autor: Moura, Athos; Santos, Rafaela
Fonte: O Globo, 13/01/2012, Rio, p. 12

Anac instalará (enfim) posto de serviço no Tom Jobim e promete intensificar fiscalização

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu ontem com representantes da TAM para cobrar explicações sobre a assistência prestada aos passageiros em virtude do cancelamento do voo JJ 8078 (Rio-Nova York), na última terça-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A empresa aérea, que já havia sido notificada ontem, deverá ser multada em até R$2,23 milhões, após a conclusão do processo administrativo aberto pela agência para apuração dos fatos. Para intensificar a fiscalização sobre a atuação das companhias aéreas, a diretoria da Anac decidiu instalar um posto no Tom Jobim. O serviço deverá entrar em operação até o fim do mês, reforçando a estrutura dos postos já existentes nos terminais de Guarulhos e Brasília.

Com a instalação do novo posto no Tom Jobim, a agência promete ainda fortalecer a fiscalização, de modo que as companhias cumpram as normas de atendimento estabelecidas na resolução 141/2010, que fixa os direitos dos passageiros, tais como assistência material e acomodação, em casos de atrasos e cancelamentos. No caso do voo 8078, os passageiros esperaram 13 horas e meia para embarcar e não receberam acomodações nem alimentação adequadas.

Os passageiros insatisfeitos com o atendimento das companhias aéreas podem recorrer à Anac pela central telefônica (0800 725 4445), que funciona 24h, com atendimento gratuito em português, inglês e espanhol.

Ontem, mais um problema com um voo tumultuou a rotina no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Um voo da Aerolineas Argentinas, que deveria decolar para Buenos Aires às 11h35m, foi cancelado. Passageiros reclamaram da falta de informações.

- Eles não me deram qualquer previsão de um novo voo - queixou-se a passageira Klicia Haydeen.