Título: Aécio avalia licença do cargo
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 05/09/2009, Política, p. 9

Governador viaja pelo país para se encontrar com lideranças e viabilizar a candidatura Governador de Minas, Aécio Neves, assina nova legislação ambiental

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), poderá se licenciar do cargo durante a próxima etapa da série de viagens que faz pelo país para divulgar a pré-candidatura à Presidência da República. A retirada do comando do estado seria de 10 a 15 dias, em novembro, segundo informações do Palácio da Liberdade. O governador usaria o período para ir ao Amazonas e a estados do Nordeste, aonde ainda não esteve, como o Rio Grande do Norte. Questionado, Aécio disse que ainda não decidiu sobre a ¿ideia¿.

Pela legislação, o governador é obrigado a comunicar afastamento à Assembleia Legislativa, no caso de se ausentar do estado por um período superior a 15 dias. O comando do governo passa, então, para o vice-governador. O Palácio da Liberdade informa, ainda, que, mesmo em viagens com duração inferior, Aécio tem transferido o governo ao vice, Antonio Augusto Anastasia. O afastamento definitivo para disputar as eleições, já anunciado pelo tucano, ocorrerá no início do ano que vem.

Aécio e o governador de São Paulo, José Serra, disputam espaço no PSDB pela candidatura do partido à Presidência da República. Serra, assim como o governador de Minas, viaja pelo país para encontros com lideranças tentando viabilizar a participação na corrida pelo Planalto. Os dois devem disputar as prévias do partido para escolher o candidato tucano ao Palácio do Planalto.

Propostas

Durante assinatura de decreto que regulamenta legislação ambiental em Minas, ontem, no Palácio da Liberdade, Aécio reafirmou pontos que vem defendendo ao longo das viagens. Um, exatamente o ambiental, deverá ser o principal tema abordado durante a passagem pelo Amazonas. ¿Qualquer pessoa que queira pensar o Brasil com seriedade nas próximas décadas tem que incluir a questão da sustentabilidade no seu programa. Não é uma bandeira isolada. Qualquer ação de governo deve ter permeada a preocupação com preservação ambiental.¿ Hoje, é comemorado o Dia da Amazônia.

Outro tema frisado, com repercussão profunda tanto na região Norte como no Nordeste do país foi a questão das políticas de transferência de renda. ¿São necessárias e merecem estar incorporadas à realidade tanto econômica como social, principalmente de regiões menos desenvolvidas, mas não podem ser tratadas como fim. Não pode haver um eterno subsídio, uma mesada que o governo dá ao cidadão brasileiro¿, avaliou o tucano. Um dos principais programas do governo federal é exatamente nessa área, o Bolsa Família.

O governador defende, também, uma abordagem nova para as políticas de desenvolvimento regionais. Aécio disse ser contra a guerra fiscal que ¿vigora no país¿. ¿Cada estado leiloa seus incentivos, obviamente para baixo, com o objetivo de atrair empresas. Depois, fica sem condições de criar infraestrutura que essas empresas, esses empreendimentos, demandam¿, afirmou.

Viagens

Na última rodada de viagens, o governador esteve em dois estados do Nordeste, Ceará e Sergipe. Em 19 de agosto, Aécio se encontrou com correligionários em Horizontes, na Região Metropolitana de Fortaleza. No dia seguinte, esteve em Aracaju, também para reuniões com colegas de partido. Uma semana antes, o governador se encontrou com lideranças em Recife.

Na quinta-feira, o governador esteve novamente no Nordeste. Aécio recebeu o título de cidadão baiano, em Salvador. O secretário-nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), diz que a estratégia do governador em se movimentar com frequência pelo Nordeste tem como objetivo ganhar espaço na região em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é forte, o que ajudaria o governo a transferir votos para a provável candidata do Palácio do Planalto à sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Qualquer pessoa que queira pensar o Brasil com seriedade nas próximas décadas tem que incluir a questão da sustentabilidade no seu programa¿